Marque sua consulta: (61) 3345-4121 | Centro Clinico Sul - SHLS QD. 716 CONJ. L TORRE 1 SALA 104 - Brasília-DF

A Clínica

A Uro-Dinâmica – Urologia Clínica e Cirúrgica Eirele surgira, em agosto de 2010, como fruto de experiência prévia de mais de 24 anos de prestação de serviços na especialidade de urologia à comunidade brasiliense, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. Seus profissionais estão alinhados com o que há de mais dedicada, ética e responsável atenção às necessidades daqueles que os procuram na tentativa de solucionar enfermidades urogenitais.

A designação de “Uro-Dinâmica” resultara da compreensão de que a investigação científico-crítica das doenças e distúrbios do trato urinário masculino e feminino, bem como do trato genital masculino, deve ter máxima valorização na relação com o paciente (cliente), os exames complementares de quaisquer natureza e, consequentemente, com o diagnóstico e a terapêutica a ser adotada. O processo contínuo e em espiral do binômio aprendizado-conhecimento, desenvolvido entre o médico e o paciente, constitui o pilar de sustentação dos profissionais que aqui desenvolvem o seu trabalho.

A UROLOGIA COMO CIÊNCIA

O termo “urologia” deriva da junção de termos gregos: “ouron”, que significa “urina” e “logos”, que compreende o “estudo” das ciências. Dessa forma, a urologia caracteriza-se por ser uma especialidade médico-cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções do trato urinário de ambos os sexos e do trato genital (aparelho reprodutor) masculino, independentemente da idade.

O interesse pelos transtornos urinários está relacionado ao surgimento da humanidade, no entanto, a especialidade de urologia surgira, a partir da segunda metade do século XIX, em razão do desenvolvimento de método endoscópio para investigação e tratamento de cálculos da bexiga.
Na atualidade, a especialidade compreende várias áreas específicas do conhecimento, tais como: Andrologia, Endourologia (urolitíase e tratamento de hiperplasia benigna da próstata e tumores malignos uroteliais), Uro-Oncologia, Uro-Neurologia, Urologia Pediátrica e Transplante Renal. Tais subcampos de conhecimento podem ser desenvolvidos de forma independente nos grandes hospitais ou como atividade geral do urologista em clínicas ou consultórios privados. Ademais, a especialidade interage com áreas multidisciplinares do conhecimento, tais como: Oncologia Médica, Endocrinologia, Radiologia, Obstetrícia/Ginecologia e Cirurgia Pediátrica.
Dessa forma, o urologista não pode ser confundido com a atividade desenvolvida pelo nefrologista. A nefrologia é uma especialidade médica, clínica e não-cirúrgica, responsável pela investigação e terapêutica dos transtornos da filtração, da regulação hormonal dos íons, do equilíbrio ácido- básico e dos níveis pressóricos arteriais sistêmicos que são funções vitais dos rins. Assim, a nefrologia é a especialidade responsável pelos tratamentos substitutivos da função renal, como a hemodiálise e diálise peritoneal, da hipertensão arterial sistêmica, assim como do suporte clínico ao transplante renal.

Corpo Clínico

ELSON ROBERTO RIBEIRO FARIA

CRM-DF: 4560

Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília em 1982
Mestre em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Doutor em Ciências, Área de Concentração em Urologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

LUIZ RONALDO VIEIRA

CRM-DF:1195

Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília em 1971.
Pós-Graduado pelo Centre Medical de La Port de Choisy, Paris – França, em 1979.
Cirurgião Responsável pelo Programa de Transplante Renal do Hospital de Base do Distrito Federal no período de 1982 a 1997.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

PEDRO JOELY DE AQUINO E MOURA

CRM-DF: 885

​Graduado em Medicina pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, em 1968. Cirurgião Corresponsável pelo Programa de Transplante Renal do Hospital de Base do Distrito Federal no período de 1982 a 1997 e Responsável pelo referido programa entre os anos de 1997 e 2003. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
Fechar Menu